segunda-feira, 18 de maio de 2009


Entrevista

No âmbito da Pesquisa do Gap Year, descobrimos que dois elementos da nossa Turma já o planearam, mas, por motivos pessoais, ainda não o puderam realizar.
Resolvemos por isso colocar algumas questões. Agradecemos desde já à Filipa Pombal (FP) e à Sandra Coelho (SC) pela sua participação. A entrevistadora foi a Patrícia Coelho, a representar o Grupo “Ser Jovem” (GSJ).

GSJ. Quais as razões que vos levam a querer realizar um Gap Year?
FP.
Ao colocarmos questões a uma Professora de Inglês desta Escola sobre Faculdades no Estrangeiro, esta incentivou-nos automaticamente a fazer um Gap Year. Com isto, reflectimos sobre esta proposta, pesquisámos, e apercebemo-nos que seria bom fazer um Gap Year, porque, para além de nos ajudar a adaptar à cultura e à Língua do país escolhido, seria bom para constar no currículo.

GSJ. Até que ponto já se tinham organizado?
SC. Já tínhamos telefonado para as embaixadas americanas e britânicas, para saber algumas informações, como por exemplo, sobre o Visto (no caso americano). Também quisemos saber se depois de realizar o Gap-Year se daria para ingressar automaticamente numa Universidade desse país, o que segundo as embaixadas é possível.

GSJ. Que experiências em termos laborais pretendiam retirar do Gap Year?
FP. Nós, ao realizarmos este Gap Year, pretendíamos ganhar certa responsabilidade humanitária, fazendo vários tipos de voluntariado, principalmente voluntariado com crianças.

GSJ. Em termos financeiros, obteriam alguma ajuda das organizações que promovem o Gap Year?
SC. Não. Qualquer ajuda financeira que obtivéssemos seria dos nossos pais. Estas organizações só disponibilizam ajuda a adultos com uma formação específica que necessitem de realizar um Gap Year.

GSJ. Em termos de Alojamento, já tinham alguma ideia de onde pudessem ficar?
FP.
Sim. Já tínhamos andado a pesquisar, existem muitas Repúblicas para os Jovens que se aventuram a realizar um Gap Year. Estávamos interessadas numa República próxima de Londres, Brighton.

GSJ. Por quanto tempo é que estão a pensar em realizar este Gap Year?
SC. Pode-se realizar um Gap Year nos 3 meses do Verão (é o mais comum), ou então durante 6 meses, que é o nosso objectivo.

Sem comentários: