sábado, 16 de maio de 2009

História do Inter-Rail


Inter-Rail

O Inter-Rail surgiu em 1972, como uma forma de se poder viajar, pagando uma quota por um bilhete, uma só vez, pelos países membros da CEE, durante um prazo de, no máximo, trinta dias. Durante este período os comboios públicos seriam gratuitos, após o bilhete ter sido adquirido antes do início da viagem. O Inter-Rail é direccionado aos jovens, e, tem em vista o conhecimento do espaço europeu, e o estreitar de relações entre os cidadãos europeus, de modo a dinamizar-se o diálogo cultural, bem como as relações entre os países.
A viagem foi pensada para os jovens, sendo isso expresso, fundamentalmente, com a possibilidade de se obter descontos bastante significativos ao ser possuidor do Cartão-jovem. Os bilhetes/passes de Inter-Rail caiem para metade. Foi, como se sabe, também uma forma de proporcionar aos jovens uma nova oportunidade para enriquecer a sua história pessoal, com uma experiência nova e interessante. Idealizado, é uma forma de prevenir o excesso de nacionalismo, o excesso de individualismo, promovendo o valor da existência da União Europeia, bem como dos Estados-membros, estreitando a relação entre os povos.
Assim, em 1972 o programa iniciou-se. Então limitado aos viajantes entre os 21 e os 18 anos. Cobria 21 países: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha Ocidental, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, os Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, o Reino Unido, e a Jugoslávia.
Em 1976 o limite de idade foi alterado para 23, e, em 1979 para 26. Em 1982 introduziu-se a base mínima de seis meses como residente na Europa, e, em 1985 determinados serviços de ferrys foram incluídos. Em 1991, com a extinção da União Soviética alargou-se o espaço Inter-Rail. Em 1994, já 29 dos 30 países actuais são parte integrante do espaço Inter-Rail, devido ao alargamento para a Europa de Leste, bem como da formação de novos países, exceptuando-se o caso da Bósnia-Herzegovina.
Em 1998 os bilhetes de Inter-Rail tornaram-se disponíveis a todas as idades, introduzindo-se, no entanto, diferenças de preço. Até aos 26 anos, um jovem com Cartão-jovem compra o bilhete muito mais barato.
Em 2005, finalmente, a Bósnia-Herzegovina entra no espaço Inter-Rail.

Sem comentários: